segunda-feira, 30 de março de 2015

Mana Nera


Minha mana, Nereida, moradora do bairro Morrinhos, em Garopaba, vem protagonizando, ultimamente algumas reportagens no esporte e na política. Ora por ser pioneira em trazer nos 70´s o surf aprendido nos EUA dos anos 60 a points consagrados : Torres, Arpoador, Imbituba e local, ora pelo fato recente de ver seu “caçula”, Brizola Neto, alçado a Ministro do Trabalho. Dilma Roussef, ao escolher Carlos Daudt Brizola, o “Carlito”, como auxiliar dela no primeiro escalão do Governo, contou com ajuda de seu ex-marido, Carlos Paixão Araújo. E ambos foram militantes de esquerda, colegas de partido e amigos de Nereida. Em minha opinião, Carlito, menino criado em Garopaba, que chega lá aos 33 anos é o novo “fenômeno” que, a exemplo de seu avô, vai mostrar mais uma vez como se faz política com dignidade. E, já demonstra habilidade incomum, ao unir as centrais sindicais com apoio da CUT e da Força em torno de objetivo comum, republicano, de frear a farra dos sindicatos de gaveta. No último dia 10 de maio, escrevendo esta coluna, que acabou somente publicada agora, liguei de Florianópolis para Nereida. Ela estava de aniversário. E foi logo me respondendo: “Se é para me cumprimentar, aviso que não faço mais aniversários, há muito deixei de contar os anos”, falou, sem esconder o riso. Maravilha! Mana Nera desconsiderava a careta cronologia da idade, uma vez que tinha consciência de saltar a barreira do tempo ao priorizar na existência a atitude de cada um de nós diante da vida. Ela tocava, desta forma, num dos principais temas discutidos no mundo atual: a geração dos “novos veteranos”, na qual tento, persistentemente e com muita dedicação, humildemente, me incluir. Julie Gavras, a cineasta francesa, de orígem grega, filha do também cineasta Costa-Gavras explora o tema em novo filme dirigido por ela, como a mulher e o homem confrontam os 60 anos. O ator e diretor Clint Eastwood, que foi meu ídolo quando fazia os bang bang dos anos 70, hoje com de 81 anos, reconhece que ficou bem mais inteligente e charmoso com a idade, envelhecer foi uma libertação para ele: “Quando era jovem, era mais aravocê mude ou evolua”. Quem assistiu Paul Mc Cartney, aqui na Ressacada pode comprovar. O cara está um guri, aos 70. Por isso prefiro acreditar em Eastwood. Por mais que a sociedade estabeleça como idoso quem tem acima de 60, a tendência é empurrar o calendário para a frente. Assim como me respondeu Mana Nera no dia do aniversário dela. Hoje, prá mim, velho é quem tem mais de 80. Os octogenários produtivos, hehehe, acham que velho é quem passou dos 90. Prá Nereida velho “é quem já morreu e não sabe”. Falou mana.

sexta-feira, 27 de março de 2015

2º Moto Praia // Garopaba // 15 a 17 de Maio //

De   15/05/2015    Até  17/05/2015 
Local: Camping Lagoa Mar 
Cidade: Garopaba 
Descriçäo: O Evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 2015, com diversas atrações (confira agenda). Este ano com uma nova proposta e nova organização, será realizado em um parque fechado com segurança particular para maior segurança e conforto para nós motociclistas.

O Evento contará com praça de alimentação, expositores das principais marcas de motos e acessórios do pais, estrutura de palco, banheiros e outras estruturas para maior conforto dos participantes do evento.

Contará ainda com diversas atrações musicais, grupos de apresentação, dinamômetro e cobertura fotográfica dos principais sites do ramo de motociclistas.

A Nova organização será apoiada pelo Grupo Destino 2 Rodas, que conta com uma grande experiência em eventos, participando dos principais eventos da área, e apostando nesta nova empreitada, com o objetivo de fazer um evento diferenciado, priorizando sempre o respeito aos participantes.

Contamos com sua presença. 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Compania Aeria Gol

A GOL é a primeira companhia brasileira a operar aeronaves com o sistema por satélite RNP AR no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A novidade garante uma aterrissagem mais linear e sustentável. Entenda um pouco mais sobre o funcionamento dessa tecnologia.
Bastidores da Aviação_Estamos ligados
- Satélite
RNP AR é a sigla em inglês para “performance de navegação requerida com autorização”. O sistema por satélite transmite informações on-line sobre as condições climáticas da rota e dados de altíssima precisão sobre o posicionamento da aeronave em relação ao solo e ao horizonte.
- Visibilidade
As aeronaves com RNP AR podem realizar aterrissagens absolutamente seguras mesmo com baixa visibilidade. Devido à alta precisão e à confiabilidade do sistema por satélite, o teto – altura das nuvens em relação ao solo – para pousos passou de 300 para 93 metros no Santos Dumont.
- Torre de Controle
A tecnologia RNP AR não depende da instalação de novos aparelhos para funcionar, mas é necessário treinar, em centros de formação específicos, a equipe de controladores de voo, que recebem instruções sobre os novos procedimentos de segurança para pouso.
- Menos é mais
Por proporcionar um plano de voo mais preciso, sem desvios, o sistema RNP AR permite que os pilotos façam descidas contínuas. Exigindo menos potência das turbinas, a aeronave economiza combustível no trajeto, emite menores índices de CO2 e produz menos ruído externo.
- Na cabine
Mais de 50 aeronaves da GOL foram equipadas com o software para o funcionamento do sistema RNP AR. Os dados em tempo real ajudam o comandante a fazer a transição do piloto automático para o comando manual e a realizar o pouso de forma mais linear e constante.
Plano de voo
O comandante da GOL Leonardo Constant e o especialista em operações de voo Renato Gonzaga contam mais detalhes sobre o sistema RNP AR.
Bastidores da Aviação_Estamos ligados
Por que o aeroporto Santos Dumont foi escolhido para receber aviões com sistema RNP AR?
O Santos Dumont exige bastante dos pilotos e das aeronaves em função das formações geográficas ao redor do aeroporto, como o morro do Pão de Açúcar, e de sua pista curta – é uma das menores do mundo, com apenas 1.323 metros. Além disso, a região sofre influência constante de nevoeiros, o que diminui a visibilidade para pouso.
Esse sistema tem influência no uso do piloto automático?
Nos aviões com o sistema RNP AR a tripulação recebe informações precisas e confiáveis, o que permite que o piloto automático seja desativado apenas no estágio final da aproximação do aeroporto. A partir desse momento, são efetuadas as operações normais de pouso, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela GOL. Os pilotos sempre são os responsáveis pelo controle da aeronave durante a aterrissagem, em qualquer situação.
Há quanto tempo a GOL realiza voos com RNP AR?
Antes de começar a operar comercialmente com o sistema, em agosto de 2014, a GOL passou dois anos testando a tecnologia e capacitando tripulações destacadas para o Santos Dumont em simuladores de voo de última geração no Centro de Treinamento da companhia, em Diadema (SP), e em voos teste para o Rio de Janeiro.
O quanto se economiza com a nova tecnologia?
O procedimento RNP AR reduz a necessidade de manobras e permite descidas mais lineares e constantes. Cada voo na ponte aérea economiza cerca de 120 quilos de combustível – no total por semana, 22,6 toneladas. Quanto menos se consome, menos gases causadores do efeito estufa são liberados para o ambiente.
Outros aeroportos também poderão utilizar o sistema?
Operações em outras bases estão previstas para este ano, mas dependem de aprovação da Anac. As prioridades para a GOL são os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Cumbica, em Guarulhos; Viracopos, em Campinas; Galeão, no Rio de Janeiro; e Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.
Esta matéria foi publicada na edição número 155 da revista de bordo da GOL, produzida pela editora TRIP. Agora, você também pode ler as edições da revista no tablet. Aproveite!
Bastidores da Aviação_Estamos ligados

domingo, 8 de março de 2015

Hotel Garopaba

A praia de Garopaba é o cenário escolhido pelo Hotel
 para receber você e sua família. Ambientes confortáveis e aconchegantes.

Aberto a partir de dezembro  até Páscoa e Feriados!
Estacionamento Próprio!

À 50 metros da praia !

Localizado no centro da Praia de Garopaba, próximo aos bares e restaurantes
 e da Igreja Matriz de frente à praça 21 de Abril.