domingo, 26 de abril de 2015

O RIGEM DE GAROPABA

O município de Garopaba tem sua origem na língua dos primeiros habitantes da região, os índios Tupi-Guaranis e que significa: ygá, ygara, ygarata(arco, embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada). O Primeiro relato da história de nossa cidade, é datado em 24 Junho de 1525, quando o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, para fugir de um temporal, aportou o Navio Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba. O povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos que se aproveitaram a enseada natural de barcos, que se torna um local atrativo para caçar baleias, comercializando seu óleo e barbatanas.
Com uma história marcada pela força humana unida à divina, o Padre italiano Rafael Faraco, que viria a exercer papel de fundamental importância no crescimento da localidade, é o responsável pela criação da Vila de Garopaba em 1877. Após vários anos de lutas e conquistas, em 30 de Dezembro de 1961 firma sua posição de Município. É nesta terra com a riqueza das águas, que a pesca é a maior fonte de renda do município, que também desenvolve o turismo, as atividades agrícolas, comerciais e industriais aceleradamente. Com uma comunidade sempre acolhedora, você é nosso convidado especial para aproveitar as belezas naturais das mais belas e límpidas praias do sul do País, conhecidas internacionalmente pelos points de surf, além da exuberância do meio ambiente, com seus morros verdejantes e toda a alegria e diversão quem banham este lugar único da costa brasileira.
O município de Garopaba está localizado a 80km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. É uma enseada que se estende da Ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste e norte fazendo limites com o Município de Paulo Lopes e a sul com o de Imbituba. Possui uma área de 111 km2 de extensão. Situada 27"58"15" de latitude e a 48"39"36" de longitude, na região sul de Santa Catarina.

domingo, 12 de abril de 2015

Garopaba

A via principal de Garopaba, a Avenida João Orestes de Araújo, leva direto à Praia de Garopaba (ou Central), o que a torna muito movimentada. As melhores opções gastronômicas estão ali perto, no Centro, mas os pontos mais bonitos do litoral ficam afastados: a Praia da Silveira, com acesso somente por estrada de terra, e a da Ferrugem, que tem um vilarejo ao seu redor. Não deixe de conhecer as Dunas do Siriú, que têm barracas que alugam pranchas de sandboard. No inverno, também há motivo para conhecer a região: é quando as baleias-francas chegam ao litoral catarinense.

COMO CHEGAR

Como Chegar - A BR-101 é o caminho natural para chegar em Garopaba. Em fase final de duplicação, os trechos Florianópolis/Garopaba e Osório/Garopaba tem pontos em obras e os poucos quilômetros ainda em pista simples têm intenso tráfego. Antes de chegar na praia, ainda é preciso vencer os 17 km da SC-434.

COMO CIRCULAR

A maioria das praias da região são alcançadas por acessos a partir da SC-434. Ainda no centro de Garopaba, sai a estrada que leva as praias do norte (Siriu e Gamboa), assim como a íngreme estradinha de terra de 3 km que vai até Silveiras. Pela SC-434, o primeiro acesso leva à badalada Praia da Ferrugem. Após 5 km, vem a entrada da Praia da Barra (que também pode ser alcançada pela Ferrugem). O próximo acesso vai até as praias do Ouvidor e do Rosa.

ONDE FICAR

Localizada na Praia da Silveira, a Morada Prainha fica no alto do morro, com vista privilegiada do mar. Já a Pousada Arthemis, na Ferrugem, está longe do agito, mas no caminho que leva para a praia. Já a Pousada Saint Germain exige carro para quem não quer encarar a íngreme subida a pé. Do alto, se vê toda a Garopaba.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias - Conheça as praias Garopaba (Central), Silveira, que é voltada para o surfe, e Ferrugem, conhecida pelas baladas. Entre julho e novembro, reservar um período para o passeio de barco para observação de baleias-francas.

4 dias – Com mais tempo, visite a badalada Praia do Rosa e a quase intocada Praia Vermelha, que tem acesso por trilha a partir da Praia do Rosa.

7 dias – Aproveite para praticar sandboard nas dunas de Siriu e fazer um bate e volta na Guarda do Embaú.

QUANDO IR

De novembro a março para curtir as praias e de julho a novembro para observar baleias-francas.