sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bombeiros de Garopaba extinguem grande incêndio em vegetação

O Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba trabalhou incansavelmente nesses últimos dois dias (09 e 10 de Janeiro, 2015). Pois no final da tarde de sexta-feira, o caminhão (Auto Bomba Tanque e Resgate – ABTR-50) foi acionado para o atendimento a um incêndio em vegetação próximo a um condomínio no bairro Palhocinha de Garopaba. Ao chegar no local verificou-se que onde as chamas se encontravam não era possível acessar, em virtude de que abaixo da vegetação havia um grande banhado, o que foi determinante para que as ações contra o fogo se voltassem, no primeiro momento, apenas na observação do caminho que ele percorreria, para que assim o combate fosse realizado quando o mesmo se aproximasse de edificações e/ou possíveis acessos. E foi o que aconteceu, o fogo chegou perto de algumas residências, mas a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba conseguiu combater as chamas antes que houvesse uma tragédia maior. E ainda contou com a ajuda da chuva, naquele primeiro dia, o que permitiu um momento de descanso, visto que já era noite e não havia a possibilidade de solicitar auxílio do Arcanjo 01, pois o mesmo só pode atuar durante o clarear do dia.

Por volta das 23h30 de sexta, o fogo voltou a surgir e a por novamente em risco a edificações próximas. Entretanto, se resumiam em alguns focos, os demais ainda estavam muito longe do alcance de qualquer linha de mangueira do caminhão. Assim, a guarnição passou a madrugada toda combatendo os focos que se aproximavam dos acessos.

Já na manhã de sábado o fogo havia praticamente sido extinto pelos bombeiros, restando apenas fumaças brancas em pontos distintos. Mas com o forte calor e a chegada do vento, no final da manhã, o fogo voltou a surgir e aos poucos foi tomando força (ainda em local sem acesso), exigindo esforços das guarnições de Garopaba e Imbituba, as quais se voltaram novamente na observação do caminho do fogo e combate nos acessos. O Helicóptero Arcanjo-01, do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC também foi acionado para o apoio, entretanto só pôde iniciar o combate no meio da tarde, visto que durante o dia todo estavam empenhados em outras ocorrências mais graves em outras cidades de SC. Contudo, seu auxílio no combate foi essencial, tanto para evitar que o fogo atingisse edificações a qual se aproximava, como também para que o caminho em que o fogo continuasse a seguir fosse controlado, evitando assim possíveis incêndios em residências vizinhas.

A extinção completa do fogo aconteceu por volta das 3h da manhã de domingo, quando finalmente as chamas chegaram próximas a SC-434, sendo então possível seu eficaz combate. No total, estima-se que o fogo atingiu em torno de 30 hectares de vegetação do banhado. Nenhuma edificação ou propriedade foi danificada.

A preocupação com os incêndios ambientais é uma realidade global, porque muito mais do que os prejuízos financeiros trazem, prejuízos imensuráveis à biodiversidade e aos ecossistemas estarão presentes. Na situação em que foi vivenciada neste incêndio, foi ainda mais preocupante, visto que por estar acima de um banhado dificultou ainda mais o seu combate, deixando assim os bombeiros reféns de sua aproximação dos locais onde caminhão conseguiria acessar. Portanto, não adiantaria de nada ter em pronta resposta mais de dois caminhões, visto que a maior parte das chamas se concentravam nos locais mais distantes dos acessos – no interior do banhado.  E isso causava um grande desconforto e sentimento de impotência por parte dos combatentes que eram obrigados a assistirem o fogo sem o poder de combate. O pedido de apoio de viaturas (caminhão, ambulância, helicóptero, etc) de outras cidades, deve ser feito com cautela e precisão, pois a partir do momento em que uma viatura é retirada de sua cidade para auxílio à outra, acaba por oferecer riscos importantes àquela cidade onde ficou sem a viatura para pronta resposta as emergências locais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A Pascoa

já sabe em que cidade passará a Páscoa?
Em menos de um mês teremos um dos feriados mais aguardados do ano: a Páscoa!
Para muitos apenas uma época para presentear amigos e familiares com ovos de Páscoa e aproveitar para se esbaldar nos chocolates, o feriado no país tem significado religioso, celebrando a Ressurreição de Cristo.
Se você quer aproveitar os dias de folga para viajar e, ao mesmo tempo, celebrar a data religiosa e comer muito chocolate, há destinos que proporcionam descanso e lazer em boas doses.
Confira a seguir nossas dicas de destinos para a Páscoa:

Gramado – Rio Grande do Sul

Com diversas atrações o ano todo, Gramado é uma ótima cidade para visitar na Páscoa, principalmente se você for chocólatra.
Um dos eventos é a Chocofest, que todos os anos acontece durante as duas semanas que antecedem a Páscoa. Com um misto de lúdico e religioso, o evento conta com uma programação extensa, com espetáculos que aguçam a imaginação de seus visitantes e conta histórias sobre o surgimento da Páscoa, dos ovos de chocolate e todos os símbolos que representam a data.
Rio Grande do Sul
Desfile de rua da Chocofest, em Gramado
Entre as diversas atrações, há exposições, desfiles e até distribuição de doces para as crianças, e você pode conferir toda a programação no site da Chocofest.
Outro evento é o Reino do Chocolate, que ocorre em um parque temático que possui uma fábrica de chocolates verdadeira e diversas atrações relacionadas à história do cacau e do chocolate. No local também há shows, brincadeiras e teatros que ensinam e divertem os visitantes, independente de sua idade.

Nova Jerusalém – Pernambuco

Localizada em Pernambuco, no município de Brejo de Madre de Deus, Nova Jerusalém é classificada como o lugar mais tradicional nas festividades pascoais.
A 200 km de Recife, o local é bastante procurado na Páscoa, quando ocorre a apresentação do espetáculo a céu aberto “Paixão de Cristo”, contando os últimos momentos de Jesus na Terra.
Páscoa
Ensaio do espetáculo "Paixão de Cristo", em Nova Jerusalém
Este ano o espetáculo teatral contará com a participação de atores como Marcos Pasquim, Carol Castro e Carlos Casagrande, que dão ainda mais brilho à atração.
Com grande tradição, a peça foi encenada a primeira vez em 1951, em uma vila que fica próxima à cidade-teatro de Nova Jerusalém, uma réplica da cidade natal de Cristo, construída em 1968.

Salvador – Bahia

Se você quer aproveitar o feriado para curtir uma praia, sem deixar de lado as festividades religiosas, a dica é ir para Salvador, onde ocorre a Procissão do Senhor Morto. Tida como uma das mais tradicionais da Igreja Católica, a procissão já ocorre há mais de 200 anos na cidade, percorrendo as ruas do belíssimo Centro Histórico, durante a Sexta-Feira Santa.
Na procissão, os fiéis vão atrás das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora da Soledade, e tem início às 17h, saindo do Convento do Carmo rumo à Catedral Basílica.
Páscoa
Salvador é uma ótima opção para quem quer curtir a praia durante o feriado
Durante os outros dias de feriado, você pode aproveitar para visitar as praias mais famosas de Salvador e passear por alguns de seus pontos turísticos mais famosos, como o Farol da Barra e o Pelourinho.
E você, já sabe em que cidade passará a Páscoa